segunda-feira, 29 de agosto de 2011

III Seminário Estadual da Agricultura Familiar



PROGRAMAÇÃO


NOVOS CURSOS

Abertura de uma nova turma do curso de Graduação à distância em PEDAGOGIA, e a oferta do curso de graduação em LETRAS PORTUGUÊS à distância. Os cursos serão disponibilizados via Plataforma Freire através do Plano Nacional de Formação de Professores.

O Plano Nacional de Formação é destinado aos professores em exercício das escolas públicas estaduais e municipais, sem formação adequada à LDB, oferecendo cursos superiores públicos, gratuitos e de qualidade, além de cursos de extensão, aperfeiçoamento e especialização, com a oferta cobrindo todos os estados da Federação, por meio de Instituições Públicas de Educação Superior, Federais e Estaduais, com a colaboração de universidades comunitárias.

CRONOGRAMA - TURMAS A DISTÂNCIA
15/08/2011 a 18/09/2011 - Período de pré-inscrição na Plataforma Freire
19/09/2011 a 08/10/2011 - Período de validação das inscrições pelas Secretarias de Educação estaduais e municipais.
09/10/2011 a 12/12/2011 - Período de seleção dos alunos pelas IES
13/12/2011 a 31/12/2012 - Período de matrícula e inclusão dos matriculados na Plataforma Freire.

Acessar a Plataforma Freire no endereço eletrônico http://freire.mec.gov.br.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Inscrições prorrogadas para o 7º Salão de Ensino

Informamos que foram prorrogadas as inscrições do 7º Salão de Ensino para o dia 28 de agosto, e as homologações dos orientadores ficaram para o dia 31 de agosto.

Nesse sentido, com a intenção de incentivar a participação dos Polos, a Universidade providenciará ajuda de custo aos participantes que se inscreverem no Salão de Ensino na a modalidade a distância. A ajuda será disponibilizada aos alunos, tutores, professores e coordenadores do Polo.
Caso os alunos e tutores tenham dificuldades de encontrar professor-orientador que homologue os trabalhos, os Coordenadores de Curso podem homologar os trabalhos dos inscritos.

Salientamos que alunos egressos da UFRGS até dois (2) anos podem participar do Salão de Ensino.Serão custeadas as despesas de tutores, coordenadores de polo e alunos dos cursos a distância no âmbito da UAB/UFRGS que residam fora de Porto Alegre, inscritos como apresentadores de trabalho (Relato, Pôster Virtual ou Mostra Virtual) e informados pela coordenação do curso;

Contamos com a colaboração dos Polos de Educação a Distância das UFRGS, no sentido de incentivar os alunos, tutores, professores e coordenadores de Polo a participarem do Salão de Ensino, que tem como objetivo discutir e divulgar atividades de ensino da UFRGS, promovendo o compartilhamento de experiências e a produção de conhecimentos na área da Educação.

   Mais informações com:

Maristela Vigolo Fontana
Assessoria a Monitoria e Difusão em EAD
SEAD/UFRGS
Tel: 3308-4514

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Audiência com Governador do Estado

No dia 19 de agosto de 2011 a coordenadora do Polo Universitário Federal de Três de Maio, professora Tânia Beatriz Georgi, juntamente com o Prefeito Municipal de Três de Maio Sr. Olivio José Casali, Secretário de Agricultura Sr. Valdir Ortiz, e o tutor presencial do curso Agricultura Familiar e Sustentabilidade - UFSM, professor Miguelângelo Corteze, estiverem em audiência com o Governador do Estado Sr. Tarso Genro para entrega do projeto e convite para participação da abertura do III Seminário Estadual de Agricultura Familiar, que realizar-se-á nos dias 30 de Setembro e 1 de outubro.




O III Seminário Estadual de Agricultura Familiar tem como objetivo a SUCESSÃO RURAL. Trata-se de um evento técnico e cultural para discutir assuntos que envolvem questões relativas à sustentabilidade na produção de alimentos pela agricultura familiar. Quem plantará o que comeremos é o tema central, uma vez que a sucessão rural depende de políticas públicas para viabilizar a manutenção da juventude no campo.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Início aulas TICs

Atenção à todos os alunos selecionados para o curso de pós-graduação em TICs - Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, as aulas já iniciaram e estão disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem da UFSM.
Acessem: http://cead.ufsm.br/moodle/
Nome do usuário: é o número da matrícula
Senha: data de nascimento completa

Ainda não há encontro presencial agendado.

Salão UFRGS 2011


segunda-feira, 8 de agosto de 2011

3ª etapa I Seminário das Licenciaturas

Coordenadora do Polo, Professora Tânia Beatriz Georgi fazendo abertura da 3ª etapa do I Seminário das Licenciaturas.

Aluna de Pedagogia, Noemi, e aluno de Física, Neri, em apresentação à todos participantes do I Seminário das Licenciaturas promovido pelo Polo Universitário Federal de Três de Maio.

Palestra com o Professor Dr. Roberto Cassol e Mdo. João Quoos da UFSM.

Oficina de Pedagogia "Libras: o desafio na alfabetização da criança surda" com a professora Msc. Giovana Fracari Hautrive - Educadora Especial e professora Cláudia de Arruda Sarturi.

Oficina de Física " Radiações Moléculas e Genes, com o professor Doutor Paulo Henrique dos Santos Sartori - UFSM

As professoras Denise Pinho e Narjara Garcia da FURG, que ministraram a Oficina de Matemática "Reflexão sobre a Formação de identidade do professor (a) de Matemática", com a Coordenadora Tânia e a Tutora Presencial Alice.

Alunas participantes da Oficina de Espanhol "Ferramentas de Autoria para professores: criando objetos de aprendizagem", com o professor Msc. Marcus Fontana - UFSM e a tutora presencial Sandra.

Professor Dr. Roberto Cassol e João Quoos - UFSM com os alunos da Oficina de Geografia "Cartografia, GPS e Objetos de Aprendizagem" e a tutora presencial Luciane.


segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Polo Universitário Três de Maio na RedeTV!

Dia da Cultura e do Artista da Terra. 28 de julho, Dia do Agricultor

Permiti-me sair com um passo para o lado, em relação a minhas “conversas” com os amigos e colegas que venho falando para esta Coluna, para dar outro adiante, este em direção a homenagear o grande artista da terra, o Agricultor, que inspira inclusive a filosofia, musica e o teatro com a construção dos valores primordiais de toda sociedade. Já disse o maior filosofo de todos, “O Reino dos céus é semelhante a um homem que tinha semeado boa semente em seu campo.” (Jesus)

Para ver a matéria completa acesse: http://www.redetv.com.br/colunista.aspx?34,cultura