quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

VESTIBULAR - UFRGS

DIA 09 DE MARÇO DE 2014
- PROVAS
6.1 - As provas serão realizadas no dia 09 de março de 2014, conforme quadro abaixo:
Turno Provas
Manhã: 8h30min
Prova de Redação
Prova da Parte I - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - 30 questões.
Tarde: 14h30min
Prova da Parte II - Ciências da Natureza, Matemática, Física, Química e suas Tecnologias - 30 questões
Prova da Parte III - Ciências Humanas e suas Tecnologias - 30 questões
6.1.1 - A COPERSE disponibilizará até o dia 17/02/2014, no site www.ufrgs.br/coperse/plageder, o local de provas dos candidatos inscritos.
6.1.2 - Desde já ficam os candidatos convocados a comparecer com no mínimo 30 minutos de antecedência, aos respectivos locais de realização das provas (manhã: 8h; tarde: 14h).
6.1.3 - Não será permitida a realização das provas do turno ao candidato que comparecer após as 8h30min no turno da manhã e/ou após as 14h30min no turno da tarde.
6.1.4 - O candidato somente poderá realizar a prova no município sede do polo para o qual se inscreveu ou em município circunvizinho ao município sede do polo, a critério da UFRGS.
6.1.5 - Não será permitido a qualquer candidato realizar a prova fora das dependências previamente estabelecidas, exceto em casos especiais autorizados pela COPERSE/UFRGS.
6.1.6 - É de responsabilidade dos candidatos conhecer, com antecedência, os locais de realização das provas.
6.2 - Para prestar as provas, o candidato deverá apresentar o documento de identidade original usado para fins de inscrição no Processo Seletivo Específico. Não
serão aceitos documentos onde se lê “não-alfabetizado”, bem como os com fotografia desatualizada. São considerados, para fins de identificação, os seguintes
documentos: Carteira ou Cédula de Identidade expedida por Secretaria de Segurança Pública dos Estados, Forças Armadas ou Polícias Militares, Carteira
Nacional de Habilitação (expedida a partir da Lei nº 9503 de 01/07/1997). Passaporte, Carteira expedida por Ordens ou Conselhos criados por lei federal e controladores do exercício profissional, desde que contenha fotografia e número do documento de identificação que lhe deu origem. Não será aceito protocolo de encaminhamento de quaisquer dos documentos acima especificados.
6.2.1 - Os candidatos terão 3h30min para responder a todas as questões das provas do turno e preencher a folha ótica de respostas e de Redação. É de inteira responsabilidade do candidato a observância de compatibilidade entre sua prova e suas folhas óticas de respostas.
6.2.2 - O tempo de permanência na sala de prova é de, no mínimo, duas horas. O penúltimo candidato deverá permanecer na sala de prova até que o último candidato termine a prova, dentro do tempo já previsto neste Edital.
6.3 - Eventuais recursos quanto às questões do conjunto de provas deverão ser formalizados através de solicitação à COPERSE, pelos candidatos após a
divulgação do gabarito preliminar da prova, mediante abertura de processo no Protocolo Geral da UFRGS – Campus Centro, até as 17h30min do dia seguinte ao da publicação do gabarito.

Especialização Sociologia - UFRGS/Polo Três de Maio

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL 
INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS 
DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA 

Curso de Especialização
O ENSINO DA SOCIOLOGIA PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO


EDITAL 02/2014
Edital Complementar de Seleção de Alunos para Vagas Remanescentes


O Departamento de Sociologia da UFRGS com o apoio do FORPROF oferece
vagas remanescentes para o Curso de Especialização EaD O ENSINO DA
SOCIOLOGIA PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO: contribuindo para a
formação continuada dos professores de Sociologia do ensino médio do Rio Grande do
Sul. O Curso tem apoio do MEC através da Secretaria da Educação Básica – SEB.


O CURSO

O curso tem como objetivo a qualificação dos professores de sociologia ativos das redes
públicas de ensino (federal, estadual e municipal) para a análise das questões sociais e
culturais contemporâneas. Dentre as áreas de ênfase do Curso destaca-se:
1. Novas metodologias articuladas aos componentes curriculares e temas transversais no
ensino básico, com enfoque na sociologia;
2. Ensino médio: ciência, cultura e trabalho;
3. Relações étnico-raciais e diversidade no ambiente escolar:
4. Educação e direitos humanos.


CARGA HORÁRIA

375 (trezentas e setenta e cinco) horas.


PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo constará de análise de documentação e currículo. O não envio da
documentação completa excluí o candidato do processo. Documentação a ser
encaminhada em formato digital:

1. Ficha de inscrição (Anexo 1);
2. Cópia da carteira de identidade;
3. Cópia do diploma de graduação;
4. Curriculum Vitae;
5. Carta explicitando motivações e razões sócio-profissionais para realizar o curso
(máximo de uma lauda);
6. Carta da escola ou cópia do contracheque atual, confirmando vínculo profissional
com a rede de ensino.
PERÍODO DE INSCRIÇÃO

21 de fevereiro à 06 de março de 2014.


INSCRIÇÃO

Mediante preenchimento e envio do formulário de inscrição e documentos
complementares em formato digital para o e-mail: laviecs@ufrgs.br


DAS VAGAS

São oferecidas um total de 116 (cento e dezesseis) vagas, sendo distribuídas nas
cidades/regiões de São Francisco de Paula (11 vagas), Porto Alegre (5 vagas), Três de
Maio (27 vagas); São Lourenço do Sul (39 vagas); São Sepé (34 vagas).

Caso o número de inscrições em algum dos polos seja superior ao número de vagas
oferecidas o critério de desempate será o número de anos de magistério. Os candidatos
não contemplados com vaga, na primeira ou segunda opção de polo, serão incluídos em
lista de suplência, podendo ser chamados em caso de desistências. No caso de não
preenchimento de vagas em algum dos polos pelo público alvo, e na existência de
demandantes, as mesmas poderão ser preenchidas por demanda social.


PÚBLICO ALVO

Professores de sociologia ativos das redes públicas de ensino (federal, estadual e
municipal), e áreas afins.


RESULTADO

Será divulgado no dia 10 de março de 2014, após as 18h00min, via Internet, no site
http://www.ufrgs.br/laviecs/site/curso/ .


MATRÍCULA

Será realizada em data a ser agendada. Os candidatos selecionados serão comunicados
por email ou telefone sobre os procedimentos.


DO CURSO

O curso é gratuito, financiado pelo MEC/FNDE. Seu funcionamento é regido com base
nas Normas contidas na Resolução nº 1/2007 do CNE/MEC, Resolução nº 19/2004 do
CEPE/UFRGS, Decisão nº 78/2003 do CONSUN/UFRGS, Estatuto e Regimento da
UFRGS e demais normas pertinentes. O curso terá duração de 24 (vinte e quatro) meses.
O início das atividades didáticas está previsto para março de 2014.

Outras informações: E-mail: laviecs@ufrgs.br

Os candidatos estão cientes e concordam com os termos apresentados neste Edital.
Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação do Curso.


Professor Daniel Gustavo Mocelin*
Coordenador


Porto Alegre, 21 de fevereiro de 2014.


ANEXO 1
FICHA DE INSCRIÇÃO

1. Dados Pessoais:
Nome: ________________________________________________________________
Data de Nascimento: __________________________ Idade: _________________
Estado Civil: ( ) Solteiro ( ) Casado ( ) Outro
Documento de Identidade: ___________________________ UF: _____
Órgão de Expedição: ____________
CPF: _______________________________________

2. Endereço
Av./Rua:_______________________________________________________________
N°: ____________ Complemento: ________________
Bairro: ___________________________________ CEP: _______________________
Cidade:________________________________________________________________
UF:__________________________
Telefone Fixo: (___) ____________________________
Telefone Celular: (___) __________________________
E-mail: ________________________________________________________________

3. Formação Acadêmica
Curso Superior: _________________________________________________________
Instituição: _____________________________________________________________
Ano de Conclusão: __________
Seu maior título acadêmico (concluído) é:
( ) Graduação ( ) Especialização ( ) Mestrado ( ) Doutorado
Área da Pós-Graduação: __________________________________________________

4. Vínculo Profissional
Você tem vínculo empregatício como professor no Estado ou Município?
Sim ( ) Não ( )
No completo da Escola:__________________________________________________
Disciplinas lecionadas:___________________________________________________
______________________________________________________________________
Número de anos de magistério:_________________

5. Escolha do Polo para realização do Curso:
1ª opção:______________________________________________________________
2ª opção: ______________________________________________________________

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

UFSM - Orientações para Confirmação da Vaga e Matricula

Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
Departamento de Registro e Controle Acadêmico – DERCA
Coordenadoria de Oferta, Admissão e Relacionamento
Núcleo de Admissão de Alunos


ORIENTAÇÕES PARA CONFIRMAÇÃO DA VAGA E MATRÍCULA
Concurso Vestibular EAD 2014
1ª Etapa – Solicitação de confirmação da vaga através da internet
Você deve realizar a solicitação de confirmação da vaga através do endereço eletrônico www.ufsm.br/derca, link – confirmação da vaga de 12 e 13 de MARÇO de 2014, utilizando o número da inscrição no Concurso Vestibular EAD 2014 – 1º semestre como login e a data de nascimento (formato DDMMAAAA) como senha.
Na tela, você deve:
1º - conferir, completar e, se necessário, corrigir os dados apresentados;
2º - homologar e confirmar as informações;
3º - imprimir e assinar o comprovante de solicitação de confirmação da vaga.
IMPORTANTE: observe atentamente o e-mail registrado no sistema. Este será o canal de comunicação entre o DERCA e o candidato. Verifique sempre, também, a caixa de spam.

2ª Etapa – Entrega de documentos
12 e 13 de MARÇO de 2014
Você deve entregar pessoalmente (ou através de procuração), a documentação conforme abaixo descriminado, lembrando que esta deverá ser acondicionada em envelope lacrado, constando no espaço do remetente o nome do classificado, do curso de graduação, da cota e da cidade onde o curso é oferecido.
Documentos necessários para todos os candidatos classificados
1. Comprovante da solicitação de confirmação de vaga assinado, com fotografia recente (padrão documento oficial), 3x4 ou 5x7 digitalizada e inserida no formulário, via web. (www.ufsm.br/derca no link confirmação da vaga);
2. Histórico escolar e certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente (uma via original ou uma cópia legível autenticada em cartório) ou cópia autenticada do diploma de curso superior;
3. Cópia da certidão de nascimento ou casamento;
4. Cópia da prova de estar em dia com o serviço militar para os candidatos do sexo masculino (comprove a quitação a partir de 01 de janeiro do ano em que completa 19 anos e até 31 de dezembro do ano em que completa 45 anos);
5. Cópia do título eleitoral – para maiores de 18 anos completados até 09 de maio de 2013;
6. Cópia do documento de identidade;
7. Cópia do CPF;
8. Registro junto ao Ministério da Justiça (Lei 6815/ 80, art.30), para estrangeiros;
9. Atestado Médico de Habilitação ao Esforço Físico para candidatos classificados no Curso de Educação Física.
10. Documento comprobatório da COTA (EP1A, EP1, EP2A e EP2) na qual se inscreveu, conforme descrito a seguir:

a) Cota EP1A: O candidato classificado pela Ação Afirmativa EP1A deve entregar toda a documentação de FORMA PRESENCIAL.
1. Documentos de comprovação de renda familiar de acordo com o Anexo II da Portaria Normativa Nº 18, de 11 de outubro de 2012, do Ministério da Educação, disciplinado pela comissão para avaliação de renda per capita da UFSM nos anexos, conforme o caso (disponível em www.coperves.ufsm.br) – Todos os documentos referentes à comprovação de renda familiar devem ser acondicionados em envelope lacrado e devidamente identificado com nome do candidato, curso e Cota e incluído no envelope contendo o restante da documentação descrita neste documento;
2. Para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos: Original ou Cópia autenticada do histórico escolar do Ensino Médio realizado INTEGRALMENTE em Escola(s) Pública(s) Brasileira(s);
3. Para candidatos que tenham obtido certificação com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - ENCCEJA ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino: Original ou Cópia autenticada do Certificado de Conclusão acompanhado de autodeclaração, preenchida e assinada, de que não tenha, em algum momento, cursado parte do Ensino Médio em escolas particulares (autodeclaração disponível na página da COPERVES);
4. O candidato deverá se encaminhar a sala 218, 2º andar, do Prédio da Reitoria, Campus, para preencher e assinar junto a Comissão de Ações Afirmativas a auto-declaração étnico-racial, Esta não pode ser feita através de procuração, após esta deve ser encaminhada dentro do envelope lacrado dos documentos de confirmação de vaga.
b) Cota EP1
1. Documentos de comprovação de renda familiar de acordo com o Anexo II da Portaria Normativa Nº 18, de 11 de outubro de 2012, do Ministério da Educação, conforme o caso, disciplinado pela comissão para avaliação de renda per capita da UFSM nos anexos, conforme o caso (disponível em www.coperves.ufsm.br) – Todos os documentos referentes à comprovação de renda familiar devem ser acondicionados em envelope lacrado e devidamente identificado com nome do candidato, curso e Cota e incluído no envelope contendo o restante da documentação descrita neste documento;
2. Para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos: Original ou Cópia autenticada do histórico escolar do Ensino Médio realizado INTEGRALMENTE em Escola(s) Pública(s) Brasileira(s);
3. Para candidatos que tenham obtido certificação com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - ENCCEJA ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino: Original ou Cópia autenticada do Certificado de Conclusão acompanhado de autodeclaração, preenchida e assinada, de que não tenha, em algum momento, cursado parte do Ensino Médio em escolas particulares (autodeclaração disponível na página da COPERVES).
c) Cota EP2A - A candidato classificado pela Ação Afirmativa EP2A deve entregar toda a documentação de FORMA PRESENCIAL.
1. Para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos: Original ou Cópia autenticada do histórico escolar do Ensino Médio realizado INTEGRALMENTE em Escola(s) Pública(s) Brasileira(s);
2. Para candidatos que tenham obtido certificação com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - ENCCEJA ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino: Original ou Cópia autenticada do Certificado de Conclusão acompanhado de autodeclaração, preenchida e assinada, de que não tenha, em algum momento, cursado parte do Ensino Médio em escolas particulares (autodeclaração disponível na página da COPERVES);
3. O candidato deverá se encaminhar a sala 218, 2º andar, do Prédio da Reitoria, Campus, para preencher e assinar junto a Comissão de Ações Afirmativas a auto-declaração étnico-racial, Esta não pode ser feita através de procuração, após esta deve ser encaminhada dentro do envelope lacrado dos documentos de confirmação de vaga.
d) Cota EP2
1. Para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos: Original ou Cópia autenticada do histórico escolar do Ensino Médio realizado INTEGRALMENTE em Escola(s) Pública(s) Brasileira(s);
2. Para candidatos que tenham obtido certificação com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - ENCCEJA ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino: Original ou Cópia autenticada do Certificado de Conclusão acompanhado de autodeclaração, preenchida e assinada, de que não tenha, em algum momento, cursado parte do Ensino Médio em escolas particulares (autodeclaração disponível na página da COPERVES).
e) Ação Afirmativa B
Como a documentação exigida já foi apresentada por ocasião da entrevista com a Comissão de Verificação da UFSM, o candidato está liberado dessa entrega.
f) Ação Afirmativa D
Como a documentação exigida já foi encaminhada à CIAPFAI por ocasião da homologação da inscrição, o candidato está liberado dessa entrega.
A não confirmação da vaga e envio dos documentos dentro do prazo estabelecido (de 12 e 13 de MARÇO de 2014) acarretará a perda da vaga.

ENDEREÇO PARA ENTREGA PRESENCIAL: Av. Roraima, 1.000, Prédio da Reitoria, 2º andar – Salão Imembuy, Campus, Camobi – Manhã: 8h e 30 às 12h.

ENDEREÇO PARA REMESSA VIA SEDEX: Av. Roraima, 1.000, Prédio da Reitoria, sala 336,
Campus, Camobi, CEP 97105-900.
A documentação não será conferida no ato do recebimento, sendo de inteira responsabilidade do candidato a entrega dos documentos requeridos.

4ª Etapa – Matrícula
24 e 25 de março
A matrícula (disciplinas ou trancamento total) para cursos com ingresso no 1º semestre, será realizada via web, no endereço www.ufsm.br, link “alunos”, “Portal do Aluno”.
O login e senha para acesso ao portal, para a realização da matrícula, serão enviados através do e-mail que o candidato registrar no sistema, no momento da confirmação da vaga (verifique, também, a caixa de spam).
A não realização da matrícula no prazo estabelecido (24 e 25 de março de 2014) acarretará a perda da vaga.
Domingo acontece o Vestibular 2014/EAD/UAB-UFSM
 (1º Semestre)

No domingo, 23 de fevereiro, acontece o Vestibular 2014/EAD/UAB-UFSM (1º Semestre), quando 1.442 candidatos que concorrerão a 770 vagas, distribuídas entre os cursos de graduação nos polos de Agudo, Cacequi, Faxinal do Soturno, Palmeira das Missões, Porto Alegre, Quaraí, Santa Maria, Santa Vitória do Palmar, Santo Antônio da Patrulha, Sarandi, Sobradinho, Tapejara, Três de Maio, Três Passos e Vila Flores.
O concurso terá início às 08 horas. Os candidatos devem chegar 30 minutos antes do início da prova.
Os materiais que os candidatos devem levar para a realização da prova são: documento de identificação válido e caneta esferográfica de tinta PRETA.
Caso não apresentar o documento de identificação válido com foto, NÃO PODERÁ ingressar na sala de prova. Em caso de perda ou extravio do documento, deverá apresentar, obrigatoriamente, o Boletim de Ocorrência.
O gabarito do concurso será divulgado no domingo, às 14h30min, no endereço eletrônico da COPERVES.
Mais informações podem ser obtidas por meio do Serviço de Apoio ao Vestibulando (SAVes) ou  telefone (55) 3220-8170. 

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DO VESTIBULAR UFSM 2014

- O candidato realizará a prova no dia 23 de fevereiro de 2014, das 08 hora ás 12 horas (quatro horas de duração),conforme o local indicado na listagem dos inscritos com o local da prova.
_ O candidato deverá apresentar-se no local de realização da prova 30 minutos antes do seu início,ou seja,ás 07;30min,portando um documento de identificação original com foto e uma CANETA ESFEROGRÁFICA DE TINTA PRETA,fabricada em material transparente.
_ Assim que ingressar na sala, o candidato deve guardar no envelope inviolável,fornecido pela comissão fiscal,óculos escuros, lápis,canetas de material não transparente,lapiseiras,borrachas,máquinas calculadoras,agendas eletrônicas ou similares,telefones celulares,smartphones,tablets,pen drives,mp3 ou similares,relógios,alarmes de qualquer espécie ou quaisquer receptores ou emissores de dados de mensagens. Todos os equipamentos eletrônicos devem ser desligas. Após, o envelope,juntamente com os demais materiais( boné,chapéu,viseira,gorro e similares,apostilas,livros,manuais,impressos,anotações,dentre outros), deve ser guardado embaixo da cadeira. Os fiscais e a UFSM não se responsabilizam pela guarde ou perda de objetos ou de equipamentos eletrônicos ocorridas durante a realização das provas,nem por danos a eles causados.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

TUTOR PRESENCIAL - POLO TRÊS DE MAIO

Edital 21/2014 - Tutor Presencial - Agricultura Familiar e Sustentabilidade

SituaçãoEdital aberto
Data de Abertura14/02/2014
Data Final de Inscrições19/02/2014
Data de Divulgação do Resultado Final05/03/2014
Arquivo do EditalLeia o edital completo

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

VESTIBULAR 2014 POLO DE TRÊS DE MAIO

VESTIBULAR UFSM - POLO UNIVERSITÁRIO FEDERAL TRÊS DE MAIO
A Universidade Federal de Santa Maria publicará amanhã, dia 23 de janeiro de 2014, o Edital Concurso Vestibular 2014/EAD da UAB-UFSM (1º Semestre). São oferecidas 590 vagas, distribuídas nos Polos de Agudo, Cacequi, Palmeira das Missões, Porto Alegre, Quaraí, Santa Maria, Santa Vitória do Palmar, Santo Antônio da Patrulha, Sobradinho, Tapejara, Três de Maio, Três Passos e Vila Flores.

O período de inscrição é de 30 de janeiro a 10 de fevereiro de 2014. O candidato que desejar solicitar isenção da taxa de inscrição deve fazer o pedido de 27 a 29 de janeiro de 2014.

O Edital completo do Vestibular EAD estará disponível no Portal da UFSM (www.ufsm.br) e no endereço eletrônico da COPERVES (www.coperves.ufsm.br) a partir de amanhã, dia 23 de fevereiro.

VESTIBULAR 2014 POLO UNIVERSITÁRIO DE TRÊS DE MAIO

VESTIBULAR UFSM - POLO UNIVERSITÁRIO FEDERAL DE 

TRÊS DE MAIO

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) torna público que, no período de 30 de janeiro a 10 de fevereiro de 2014, estarão abertas as inscrições para o Concurso Vestibular 2014/EAD da UAB-UFSM (1º Semestre), visando ao ingresso nos cursos de Agricultura Familiar e Sustentabilidade (Tecnólogo), Educação Especial (Licenciatura), Geografia (Licenciatura), Letras Espanhol (Licenciatura) e Pedagogia (Licenciatura), oferecidos pelo Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) nesta Universidade. Esses cursos seguem o Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005 cujo Artigo Primeiro, parágrafo primeiro, trata da obrigatoriedade de momentos presenciais.

Polo Universitário Federal de Três de Maio oferece as seguintes vagas:
* Agricultura Familiar e Sustentabilidade - 30 vagas
* Letras Espanhol - 25 vagas
* Pedagogia - 30 vagas


O Concurso, regido pela legislação vigente, será realizado em 01 (um) dia, 23 de fevereiro de 2014, com início às 08 horas. O processo classificatório será constituído por uma prova com 15 questões de múltipla escolha, composta pelas disciplinas de História (5 questões), Geografia (5 questões) e Matemática (5 questões) conforme conteúdos do Programa-Referência 2013, e por uma prova de Redação (equivale a 5 acertos).

Demais informações sobre o Concurso podem ser conferidas no Edital 001/2014.

Confira o Edital em www.coperves.ufsm.br no link Concurso Vestibular 2014/EAD da UAB-UFSM (1º Semestre)